(Foto: Reprodução) Policiais destruíram quatro pontos de extração irregular de ouro, ao mesmo tempo, nos distritos de Monsenhor Horta e Furquim, em Mariana, na Região Central do estado. Polícia explode garimpos ilegais em Minas Gerais
A Polícia Militar de Meio Ambiente explodiu garimpos ilegais em Mariana, na Região Central de Minas Gerais, nesta terça-feira (1º). A operação foi realizada em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Ao todo, a corporação destruiu quatro pontos de extração clandestina de ouro, simultaneamente, nos distritos de Monsenhor Horta e Furquim (veja vídeo acima). Nos locais, foram encontrados dez motores e cinco dragas em operação.
Ainda de acordo com a PM, a atividade irregular causou uma grande devastação ambiental na região, incluindo o desmatamento em Área de Preservarão Permanente (APP).
"O garimpo ilegal causa sérios impactos ambientais, como a degradação do solo, a contaminação dos rios e a destruição de áreas protegidas, comprometendo a biodiversidade e a qualidade de vida das comunidades locais", afirmou a Polícia Militar.
Além da provável poluição gerada pelos garimpos clandestino, as autoridades constataram o crime de usurpação de bem da União, caracterizado pela exploração ilícita de recursos minerais.
PM explode garimpos ilegais em MG
Divulgação/Polícia Militar de Meio Ambiente de MG
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: