Publicado edital para obras em trechos urbanos das BRs 365, 050 e MGC-452 em Uberlândia
04/07/2025
(Foto: Reprodução) Proposta prevê investimento de R$ 77,8 milhões para recuperação de 23 km de trechos urbanos em Uberlândia. Pacote de obras foi anunciado no último mês pelo ministro dos Transportes, Renan Filho. Dnit lança licitação para recuperar trechos urbanos de rodovias em Uberlândia
A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Minas Gerais lançou o edital da licitação para recuperação dos trechos urbanos das BRs 365, 050 e MGC-452, em Uberlândia. O aviso foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (3).
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
O pacote de obras foi anunciado no mês passado pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, e faz parte de um acordo entre o Município de Uberlândia, Governo de Minas e o Governo Federal. Foi acordado que o Dnit fará a recuperação dos trechos no perímetro urbano e, posteriormente, vai repassá-lo à Prefeitura de Uberlândia, que ficará responsável pela conservação e manutenção do trecho.
Segundo o aviso de licitação, a abertura das propostas está marcada para o próximo dia 18 de julho.
Nas obras estão previstas serviços de manutenção e conservação das rodovias. São mais de 23 quilômetros e o valor do investimento é de R$ 77,8 milhões.
Estão contempladas as intervenções nas pistas, marginais, faixa de domínio, dispositivos de drenagem, além de serviços de limpeza, capina, conservação das pistas, meio-fio, poda de árvores, pintura, placas de sinalização, reforço de pavimentação.
Acordo para obras no perímetro urbano de Uberlândia
A Prefeitura de Uberlândia e o Ministério dos Transportes firmaram um acordo para obras de melhoria em trechos urbanos das BRs-365 e 050, além da construção do Trevo Oswaldo de Oliveira, no Bairro Osvaldo Rezende. As tratativas ocorreram durante reunião em Brasília.
O encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho, também definiu a reestruturação do Anel Viário Norte, que passará a ser de responsabilidade da Ecovias Cerrado.
"Nós decidimos aqui, que em 10 dias teríamos a licitação de toda a recuperação do trecho urbano da BR-365, da 050. É um compromisso do ministro, do Dnit. Em 10 dias licita e vão começar as obras de requalificação. Nós decidimos aqui também aquela polêmica do Trevo Oswaldo Oliveira, que é o trevo ali de frente ao Posto Espigão", disse o prefeito Paulo Sérgio.
Segundo o chefe do Executivo, o Município fará o projeto, que será executado e licitado pelo governo federal.
Requalificação dos trechos urbanos das BRs-365 e 050
O trecho fica entre o Bairro Alvorada e a Ponte do Vau, na BR-365, saída para Ituiutaba. Ele estava previsto em projeto protocolado pelo Município e recebeu parecer da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para que a responsabilidade seja transferida à concessionária Ecovias do Cerrado.
A Prefeitura informou à época que não desistiu da concessão à Ecovias, mas que a iniciativa representa um avanço no processo para futura concessão à iniciativa privada. Com o novo acordo, o Município faria o projeto executivo e o repassaria ao Ministério dos Transportes para execução da obra.
Trevo Oswaldo de Oliveira
O trevo que dá acesso à Ponte do Vau estava incluso no pacote de obras lançado pelo Município em 2012, que contemplava outras obras como os viadutos da Avenida Rio Grande do Sul e da Avenida Monsenhor Eduardo.
As desapropriações e licenças ambientais já estão liberadas, porém faltavam o projeto e a execução da obra. A partir do novo acordo, o Município se comprometeu a fazer o projeto executivo e doar ao Ministério dos transportes para executar a obra. O custo para elaborar o projeto de construção do trevo ainda será levantado.
Contorno Norte do Anel Viário
O trecho vai da BR-050, na saída para Araguari, até a BR-365, na saída para Ituiutaba. Atualmente, está sob responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Segundo o prefeito, o DER deve ceder o trecho ao Dnit, que depois o repassará à Ecovias Cerrado.
“Também ficou decidido sobre o Anel Viário Norte que o Ministério dos Transportes vai viabilizar a inclusão do trecho no contrato da EcoVias do Cerrado, que opera a BR-365, que ficará responsável por executar as obras de melhoria deste importante segmento do Anel Viário de Uberlândia”, pontuou o prefeito Paulo Sérgio.
Em nota, o DER informou que a cessão do trecho foi discutida em audiência pública em fevereiro e que aguarda a formalização do pedido para concluir a análise de viabilidade.
Já a Ecovias Cerrado informou que o contrato de concessão está em processo de atualização, dentro do ciclo quinquenal previsto para revisões e melhorias. "Nesse contexto, a Prefeitura Municipal de Uberlândia apresentou a proposta de transferência à concessionária do Anel Viário Norte, atualmente sob jurisdição estadual", disse a nota.
No entanto, para a concretização do processo, será necessária a federalização do trecho e a realização do estudo técnico para avaliar a viabilidade de incorporação do trecho ao contrato de concessão da Ecovias Cerrado.
"O referido estudo deverá ser aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e somente após aprovação poderá ser realizada a incorporação, via termo aditivo, ao contrato de concessão vigente", finalizou a concessionária.
LEIA TAMBÉM:
Obras de trincheira do trevo do Bairro Taiaman em Uberlândia devem ser retomadas em junho
Corpo de Bombeiros vai controlar semáforo em cruzamento da Avenida Rondon Pacheco
Nova trincheira da Afonso Pena é inaugurada e altera sentido de vias no Alto Umuarama
Reunião entre prefeito de Uberlândia e ministro dos Transportes ocorreu em Brasília
PMU/Divulgação
BR-365, na Ponte do Vau em Uberlândia
TV Integração/Reprodução
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas