Polícia apreende mais de 80 animais usados em rinhas de galo na Grande BH; VÍDEO
11/12/2024
No local foram recolhidas 86 aves, um cachorro em condições de maus-tratos, cinco arenas usadas nas lutas e medicamentos para curar feridas dos animais. Polícia apreende mais de 80 galos usados em rinhas na Grande BH
A Polícia Militar de Meio Ambiente apreendeu, nesta quarta-feira (11), 86 aves utilizadas para rinhas de galo em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Além dos animais recolhidos, no local havia um cachorro em condições de maus-tratos, cinco arenas usadas nas lutas e medicamentos para curar feridas (veja vídeo acima).
Cachorro em condições de maus-tratos foi resgatado pela polícia
Divulgação/PMMG
Segundo a corporação, policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça, mas nenhum suspeito foi encontrado e preso. Os animais resgatados foram levados para o Centro Universitário de Formiga (Unifor-MG).
Crime ambiental
Manter rinha de galo é proibido no país pela Lei 9.605/1998, conhecida como Lei de Crimes Ambientais. No artigo 32, a legislação aborda a prática de "ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos". A pena é de três meses a um ano de detenção, além de multa.
O Decreto 50.620, de 18 de maio de 1961, também proíbe a realização e a promoção de brigas de galo, eventos ou quaisquer atrações que envolvam lutas entre animais da mesma espécie ou espécies diferentes.
Os vídeos mais vistos do g1 Minas: