Operação apreende 50 mil maços de cigarros contrabandeados em comércios de Uberlândia
04/07/2025
(Foto: Reprodução) Outros 800 cigarros eletrônicos também foram recolhidos. A ação da Fumus Iuris fiscalizou seis estabelecimentos nos bairros Dom Almir, São Jorge, Brasil, Morada Nova e Jardim das Palmeiras para combater contrabando e descaminho. Receita Federal apreende 50 mil maços de cigarros contrabandeados
A Receita Federal e a Polícia Militar apreenderam 50 mil maços de cigarros e 800 cigarros eletrônicos na Operação Fumus Iuris, realizada em Uberlândia. Seis estabelecimentos comerciais nos bairros Dom Almir, São Jorge, Brasil, Morada Nova e Jardim das Palmeiras foram fiscalizados simultaneamente na quinta-feira (3).
➡️ Clique aqui e siga o perfil do g1 Triângulo no Instagram
A operação tem como objetivo combater o contrabando de cigarros e prevenir crimes de descaminho em Uberlândia. As autoridades já tinham indícios de que os comércios vistoriados vendiam cigarros de origem paraguaia.
Além dos cigarros, também foram apreendidos produtos irregulares, documentos e outros materiais. Os responsáveis podem responder administrativa e criminalmente por contrabando e descaminho.
Leia também:
Combate a cigarros eletrônicos retirou mais de 500 dispositivos no comércio clandestino de Uberlândia
Loja que vendia cigarros eletrônicos e acessórios tem quase 250 produtos apreendidos no Centro de Uberlândia
Mais de 1,7 milhão de maços de cigarros são apreendidos em galpão
🔎 Os crimes de contrabando e descaminho estão previstos no artigo 334 do Código Penal Brasileiro. Enquanto o contrabando envolve a importação ou exportação de mercadoria proibida, com pena de reclusão entre 2 e 5 anos, o descaminho diz respeito à tentativa de iludir, em parte ou totalmente, o pagamento de impostos pela entrada, saída ou comercialização de produtos legais. Nesse caso, a pena prevista é de 1 a 4 anos de reclusão.
“Fumus Iuris” significa “fumaça do direito” em latim e dá nome à operação por remeter à fumaça dos cigarros e aos indícios jurídicos que justificam a ação. Os cigarros apreendidos foram declarados perdidos e devem ser destruídos.
Os cigarros contrabandeados foram apreendidos em seis comércios de Uberlândia
Receita Federal/Divulgação
📲 Siga o g1 Triângulo no WhatsApp, Facebook e X
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas